Encontro reforça pré-candidaturas negras em Minas

Foram apresentados os nomes da deputada Andréia de Jesus para Ribeirão das Neves; Mateus Góis para Esmeraldas e Macaé Evaristo para Belo Horizonte.
2023-08-04 18:00:04
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

As candidaturas negras para as eleições municipais de 2024 em Minas foram apresentadas durante o encontro “A cidade que o povo negro quer”, evento promovido pela Secretaria Estadual de Combate ao Racismo e a Secretaria Nacional de Combate ao Racismo Nacional do Partido dos Trabalhadores, realizado nesta quinta-feira (02/08) no Hotel H2 Platinum, no Bairro de Lourdes, região Centro-Sul da capital.

Para concorrer aos cargos executivos, foram apresentados como pré-candidatos os nomes das deputadas estaduais Andréia de Jesus para Ribeirão das Neves, Macaé Evaristo para Belo Horizonte e Mateus Góis (PT) para Esmeraldas. Também foram apresentados os pré-candidatos para as câmaras municipais em Minas. O PT deve decidir os nomes até julho do próximo ano.

Evento contou com a participação de diversas lideranças políticas. (Foto: Raul Lansky)

A secretária estadual de combate ao racismo, Macaé Evaristo, avaliou o evento como muito positivo pela representatividade. “Nosso primeiro encontro foi muito bem-sucedido. Minas Gerais sai na frente. A ideia do PT é fortalecer candidaturas negras e foi muito potente ver a força das pré-candidaturas de mulheres negras, que estavam presentes em peso”, afirmou. Macaé destacou que as candidaturas negras nas eleições municipais do campo democrático popular revolucionam a política.

Projeções

O secretário nacional, Martvs das Chagas, lembrou que, apesar das dificuldades enfrentadas nos últimos pleitos, a organização das candidaturas negras no PT trouxe resultados expressivos nas últimas eleições em 2022, como a vitória de quatro mulheres negras em Minas: a vitória de Macaé para a Assembleia Legislativa de Minas; a reeleição de Leninha e Andréia de Jesus, e a eleição de Dandara para a Câmara dos Deputados.

Encontro discutiu a construção de candidaturas negras para 2024. (Foto: Raul Lansky)

O Superintendente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Contagem e agente pastoral negro, João Carlos Pio, elencou pontos fundamentais para ao êxito das candidaturas negras nos pleitos: o autocuidado e o cuidado coletivo; financiamento e avaliação dos processos. Foi destacado pelos participantes que a presença de pessoas negras nos espaços de poder traz representatividade e, sobretudo, representa uma forma de fazer política que objetiva a inclusão da população negra, a maioria do povo brasileiro.

Macaé pontuou que é uma forma de fazer política baseada na inversão de prioridades, com inclusão das demandas das periferias e favelas nos orçamentos públicos, por exemplo; e na construção dessas políticas de forma participativa.

Seminário foi realizado em Belo Horizonte. (Foto: Raul Lansky)

Participações

Na mesa de abertura estavam a deputada estadual Andréia de Jesus; Camila Moreno e Cida de Jesus, da Direção Nacional do PT; superintendente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Contagem, João Carlos Pio; delegado Regional do Trabalho em Minas Gerais, Carlos Calazans; o presidente do PT de BH, Guima Jardim; a vereadora de Contagem Moara Saboia; a vereadora de Araxá, Leni Nobre. Ainda participaram de forma remota a deputada e vice-presidente da ALMG, Leninha, a deputada federal Dandara. A escritora Conceição Evaristo também enviou um vídeo de boas-vindas aos participantes.

Veja como foi o seminário: