A Bancada do PT na Câmara divulgou nota oficial neste sábado (3), condenando os ataques à Venezuela, e vários parlamentares petistas usaram suas redes sociais para repudiar “essa agressão criminosa” dos EUA. O líder Lindbergh Farias (RJ) assina a nota. “Os bombardeios em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional”, diz o texto.
O deputado José Guimarães (PT-CE), líder do Governo na Câmara, criticou os ataques militares de Donald Trump à Venezuela. “Essa agressão criminosa dos EUA contra a Venezuela fere o direito internacional e a soberania do povo Venezuelano”, acusou o petista.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial, deputado Reimont (PT-RJ) afirma que soberania de uma nação é sagrada. “Bombas não trazem democracia, trazem morte e destruição. Repudio veementemente a intervenção militar de Trump na Venezuela. A soberania de uma nação é sagrada. O mundo precisa de paz e respeito ao Direito Internacional, não de mais guerra imperialista!”, criticou.
De olho no petróleo
O deputado Alencar Santana (PT-SP) condenou os ataques criminosos de Trump à Venezuela. “É gravíssimo o que vem sendo noticiado sobre ações militares dos EUA na Venezuela. Intervenções externas nunca trouxeram democracia — só sofrimento aos povos.
A Venezuela tem uma das maiores reservas de petróleo do mundo, e a história mostra que interesses econômicos costumam andar junto com ataques à soberania”.
O parlamentar defende o diálogo, a paz e o respeito ao direito internacional. “A soberania dos povos latino-americanos precisa ser respeitada”, destacou.
Para Paulo Pimenta (PT-RS) os Estados Unidos querem controlar os minerais venezuelanos. “Solidariedade à Venezuela que está sendo atacado por Donald Trump. Objetivo dos EUA é assumir o controle do petróleo e das riquezas minerais do país vizinho”, explicou o parlamentar.
A presidente da Comissão de Cultura, deputada Denise Pessôa (PT-RS), classificou os ataques de criminosos e inadmissíveis. “Bombardeios em Caracas, sob ordem de Donald Trump, ameaçam vidas civis e violam o direito internacional. A América Latina não é quintal de ninguém. Defendemos soberania, paz e autodeterminação. Intervenção não é solução. Solidariedade ao povo venezuelano”.
O deputado Rogério Correia (PT-MG) condenou os graves ataques à soberania venezuelana.
“Gravíssimo.Vice-presidente da Venezuela denuncia sequestro de Maduro!
Ação imperialista pode levar a conflitos generalizados pelo mundo. Rússia e China já condenaram ataque e Brasil vai fazer o mesmo, após reunião de emergência do governo, convocada pelo presidente Lula”.
O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) publicou em suas redes sociais uma nota do governo colombiano sobre os ataques dos Estados Unidos.
“Nossa Constituição é imperativa defende a independência e auto determinação dos povos e a não intervenção A igualdade entre os Estados e a solução pacífica dos conflitos e a defesa da paz Apoiados na nossa Constituição repudiamos a agressão militar dos Estados Unidos contra a República Venezuelana e expressamos nossa solidariedade ao povo e Governo da Venezuela.”
Leia mais declarações de deputados petistas sobre os ataques
Fernando Mineiro (RN) – “EUA atacam a Venezuela e dizem ter sequestrado Maduro. Venezuela confirma desaparecimento e pede prova de vida do presidente. Esses ataques violam a soberania nacional e são uma ameaça contra a América Latina. Nossa soberania e nossos territórios são inegociáveis”.
Jorge Solla (BA) – “Urgente. Os EUA, sob o governo do ladrão de petróleo Donald Trump, promovem ataques militares contra a Venezuela que atingem civis em Caracas. Uma grave violação
Da Redação PT na Câmara
Leia a íntegra da nota: