Efeito Lula: cai o número de pessoas inadimplentes no país

Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) e da FIA Business School apontam redução das dívidas com mais de 90 dias de atraso.
2023-09-18 16:50:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A melhora na economia do país com o governo Lula ajudou o povo brasileiro a pagar suas contas e voltar a consumir. Pela primeira vez em 25 meses, a taxa de inadimplência caiu no Brasil. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) e pela FIA Business School.

De acordo com a pesquisa, a taxa de inadimplência entre pessoas físicas teve redução das dívidas com mais de 90 dias de atraso. O movimento de queda começou a partir deste mês, após alta de quase dois anos e meio (25 meses).

O instituto considera os chamados “recursos livres” no Sistema Financeiro Nacional, estimados em R$ 97 bilhões no mês de julho. Para fazer o cálculo, os pesquisadores avaliam a inadimplência para um intervalo com limite inferior, médio e limite superior. De acordo com o levantamento, em setembro, o limite inferior deverá ficar em 5,91% do total de recursos livres.

Para o presidente do Ibevar e professor da FIA Business School, Claudio Felisoni, a tendência de recuo tem relação com a queda da inflação e o aumento da renda das famílias brasileiras, além da implementação do programa Desenrola Brasil do governo Lula, que impulsiona a população a renegociar suas dívidas. “Há o arrefecimento da inflação e o aumento da renda real das famílias, que foi de 4% nos últimos 12 meses”, declarou Felisoni ao site Metrópoles.

Desenrola Brasil

Com o Desenrola, em apenas sete semanas foram renegociadas mais de R$ 11 bilhões de dívidas e aproximadamente 6 milhões de pessoas tiveram seus nomes desnegativados das instituições de créditos no país. O balanço positivo do programa foi divulgado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Acabar com a fome, a cobrança abusiva com juros altos e impulsionar a economia no país são premissas do presidente Lula, que deseja que todos os brasileiros e brasileiras voltem a comprar.

“O Desenrola é um programa muito importante, pois ele ajuda na recuperação do crédito. Com isso, os credores negociam e recebem o que estava pendente e a população volta a comprar. Isso, somado a outras ações, ajuda na geração de emprego e renda, o que é essencial para o fortalecimento da nossa economia. Estamos no rumo certo”, avalia o presidente do PT-MG, deputado estadual Cristiano Silveira.

Pesquisa Datafolha

Os sinais de que o Brasil segue no rumo certo com Lula na presidência também são destacados pela Pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo (17) pelo jornal Folha de S. Paulo.

Conforme o estudo, 35% dos brasileiros relatam ter sentido melhora na economia. Maior da série histórica do instituto, o patamar está associado a uma série de ações adotadas pelo governo Lula, entre as quais a ampliação dos programas de distribuição de renda, sendo o principal deles o Bolsa Família, e melhora nas condições de crédito, com destaque para o Desenrola Brasil, que, já nos cinco primeiros dias, limpou o nome de mais de 2 milhões de consumidores.

O presidente Lula comemora os números da pesquisa e destaca os novos tempos em suas redes sociais.

Com informações da Agência PT de Notícias.