A deputada Macaé Evaristo (PT) tomou posse, nesta quarta-feira (29/03/2023), como líder da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O grupo é composto por 15 parlamentares, número recorde para a Casa.
Macaé também abordou a necessidade de ampliação da participação da mulher nos espaços de poder. “As parlamentares são vítimas também de violência política. No entanto, não podemos deixar que isso se perpetue. É muito importante a presença de mulheres nesta casa. É um exemplo para as câmaras de vereadores, para que incentivemos outras mulheres a participarem, estarem na política”.
Procuradoria
Também tomaram posse na cerimônia a procuradora-geral da Procuradoria da Mulher da ALMG, deputada Ione Pinheiro (União), e a procuradora adjunta do mesmo órgão, deputada delegada Sheila (PL).
Grupo suprapartidário, a Bancada Feminina é formada por todas as deputadas. A líder pode usar a palavra durante as reuniões de Plenário com as mesmas prerrogativas dos líderes de bancada ou bloco parlamentar.
“Nosso entendimento é para que possamos fazer um trabalho coletivo, que vai desde a nossa atuação do ponto de vista da legislação ao fortalecimento da Procuradoria da Mulher, que tem que estar a serviço do conjunto das mulheres da nossa sociedade. É um lugar que elas podem recorrer em caso de violência e de assédio”, destacou Macaé.
A primeira vice-presidente da ALMG, deputada Leninha (PT), que atuou como líder da Bandada Feminina, se disse feliz em ser sucedida pela companheira de partido Macaé.
Hoje a minha amiga, companheira de partido, mulher preta e valente, @MacaeEvaristo assume a liderança da Bancada Feminina da Assembleia de Minas Gerais. Pra mim, uma honra imensa ter estado nessa posição no último ano e agora, passar o bastão para Macaé. pic.twitter.com/EhLjQNPxPl
— Leninha (@leninhamoc13) March 29, 2023
Formação
A Bancada Feminina foi criada pela Resolução 5.590, de 2021 da ALMG. Compõem o atual grupo:
- Alê Portela (PL)
- Ana Paula Siqueira (REDE)
- Andréia de Jesus (PT)
- Beatriz Cerqueira (PT)
- Bella Gonçalves (PSOL)
- Chiara Biondini (PP)
- Delegada Sheila (PL)
- Ione Pinheiro (União)
- Leninha (PT)
- Lohanna (PV)
- Lud Falcão (PODE)
- Macaé Evaristo (PT)
- Maria Clara Marra (PSDB)
- Marli Ribeiro (PSC)
- Nayara Rocha (PP)
Violência de gênero
Durante a cerimônia, a deputada Macaé ressaltou necessidade de se combater a violência de gênero e suas consequências. “Temos algumas preocupações que foram apresentadas nesta cerimônia: somos um dos estados com maior número de feminicídio. Uma dessas preocupações, por exemplo, é entender quais as políticas que protegem os filhos e filhas dessas mulheres que foram vítimas de feminicídio. Temos muito o que fazer. A bancada feminina está muito unida e articulada para que a gente possa avançar na nossa pauta”.