Deputada Andréia de Jesus recebe Medalha da Inconfidência

A deputada estadual Andréia de Jesus, uma das poucas mulheres negras a receber a medalha, será uma das homenageadas do evento que volta a ser presencial.
2022-04-20 18:52:17
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A deputada estadual Andréia de Jesus (PT) receberá nesta quinta, 21 de abril, a Medalha da Inconfidência, considerada a maior comenda concedida pelo Estado de Minas Gerais, no grau de Honra. Após dois anos sem a realização da cerimônia – por conta da pandemia do novo coronavírus – este ano ela acontecerá presencialmente, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Com uma trajetória marcada por superações e sempre voltada para o bem comum, Andréia hoje é presidenta da Comissão de Direitos Humanos e copresidenta da Comissão de Mulheres da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Para Andréia, receber a medalha em Ouro Preto, cidade construída pelas mãos do povo preto, é muito significativo.

“Mais do que uma honraria individual, recebo esta medalha como uma mulher negra de periferia que supera cotidianamente desafios. Penso na minha mãe, irmãs, amigas, vizinhas e tantas mulheres que me inspiram para seguir avançando na defesa da vida, dos direitos humanos e do bem viver ancorado no coletivo.” Afirma a deputada.

Andréia luta em defesa da vida e pela eliminação do racismo, do machismo e de todas as formas de preconceito. Combate à violência contra mulheres – inclusive na política –, defende o abolicionismo penal, o acesso à moradia, a agroecologia e atua de forma incansável para que políticas públicas cheguem às comunidades tradicionais. Seu principal foco de atuação tem sido as comunidades quilombolas, indígenas e grupos de mulheres.

Sobre a medalha da Inconfidência

A Medalha foi criada há 70 anos no Governo de Juscelino Kubitschek (Lei nº 882/1952) e homenageia cidadãs e cidadãos que se destacam pela notoriedade de seu saber, cultura e relevantes serviços à coletividade.

A cerimônia de condecoração é realizada sempre no dia 21 de abril – data que relembra o herói nacional, Joaquim José da Silva Xavier, condenado à forca e mártir da revolta dos inconfidentes contra a Coroa Portuguesa – quando a capital do Estado é transferida simbolicamente para Ouro Preto.

Durante esses 70 anos de história da medalha da Inconfidência, pouquíssimas mulheres receberam a homenagem. Ter Andréia de Jesus, primeira mulher negra a presidir uma reunião da ALMG, recebendo essa honraria é um simbolismo tamanho.

Andréia de Jesus é deputada estadual em Minas Gerais (PT), mulher negra, feminista, mãe solo, educadora infantil, advogada popular e iniciou no mercado de trabalho como empregada doméstica.