Datas: Pai do prefeito faz ameaça de morte a vereador do PT

Por motivação política, vereador Júlio do Morango foi ameaçado de morte por Jânio Martins, pai do atual prefeito Narlisson.
2023-05-25 14:21:18
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O vereador Júlio César Carmindo (PT), de Datas, Vale do Jequitinhonha, registrou boletim de ocorrência após receber ameaça de morte. Nessa terça-feira (23/05/2023), ele procurou a Polícia Militar para relatar o ocorrido. O autor da ameaça foi identificado como Jânio Martins, pai do atual prefeito Narlisson Martins (PSD).

De acordo com o boletim de ocorrência, o amigo de Júlio, Genival Alves, foi abordado na rua por Jânio Martins. Após se cumprimentarem, Jânio disse. “Avisa Júlio que eu vou matar ele. Se eu não matar ele, vou falar com meu sobrinho Frances para mata-lo. Ele já matou um em Tijucal mesmo”.

Motivação política

Gonçalo Pereira, o Teco, presidente do PT de Datas, explica que o caso tem motivação política. Segundo ele, Júlio do Morango, como é conhecido o vereador, tem feito uma oposição firme ao prefeito. Por conta disso, o parlamentar já teria recebido outras intimidações.

“A prefeitura tem retirado areia em um rio aqui do município e distribuído gratuitamente para apoiadores. Uma prática que consideremos irregular. Ai, outro dia, uns moradores foram pedir areia ao secretário de Obras. O pedido foi negado, pois ele alegou que não podia fazer isso, pois o Júlio havia feito uma denúncia. Esse pessoal foi questionar o Júlio. Aí então a gente notou que um conflito estava se formando”, relatou Teco.

Ainda segundo Teco, em um outro momento, o vereador foi verificar a retirada de areia de um rio na cidade, feita com máquinas da prefeitura. Nessa ocasião, o funcionário do município teria feito ameaças ao parlamentar. Por conta disso, Júlio registrou um boletim de ocorrência.

Na delegacia, por conta do episódio da areia, o prefeito Narlisson acusou o vereador Júlio de estar fazendo assédio moral contra a prefeitura.  

Providências

O PT de Datas anunciou que vai levar o caso à OAB de Diamantina e à Polícia Civil para que seja iniciada uma investigação. Na próxima terça-feira, dia 30, o partido fará um ato em solidariedade ao vereador na Câmara Municipal da Datas.

“Também vamos a Belo Horizonte nos encontrar com o presidente estadual do PT, deputado estadual Cristiano Silveira. Ele já foi comunicado sobre o caso, manifestou solidariedade ao companheiro Júlio e disse que o partido dará todo apoio que precisarmos”, disse Teco.

Segundo o presidente do PT de Datas, o caso também será levado às comissões de Direitos Humanos da Assembleia e da OAB. “Não podemos aceitar intimidações por conta da nossa atuação política”, completou.

Manifestação de apoio

O presidente do PT-MG, deputado estadual Cristiano Silveira, ressaltou que o partido vai cobrar apuração rigorosa do caso. “Não podemos aceitar esse tipo de violência. É preciso que o Estado garanta a segurança dos nossos agentes públicos. O companheiro Júlio foi eleito pelo povo, para fiscalizar o trabalho da prefeitura. Ele não pode ser ameaçado ou perseguido por conta disso”.