DATA TEMPO: Lula Lidera, Bolsonaro cai e aumenta rejeição

Pesquisa divulgada nessa segunda-feira, 4 de outubro, é a segunda de uma série e foi realizada com 1.392 eleitores em todo o Estado, apresentando a visão dos eleitores mineiros O comportamento eleitoral do mineiro é o espelho do resultado das...
2021-10-06 10:59:56
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Pesquisa divulgada nessa segunda-feira, 4 de outubro, é a segunda de uma série e foi realizada com 1.392 eleitores em todo o Estado, apresentando a visão dos eleitores mineiros

O comportamento eleitoral do mineiro é o espelho do resultado das urnas no Brasil.

Nas oito eleições presidenciais pós-democratização, o resultado proporcional de votos em Minas foi praticamente o mesmo do país.

Isso acontece porque Minas Gerais, segundo os dados do IBGE, é a síntese socioeconômica e genética do Brasil.

Darcy Ribeiro dizia que “Minas foi o nó que atou o Brasil e fez dele uma coisa só”

E, neste sentido, novas projeções eleitorais trazem bons ventos

O maior jornal de Minas, O TEMPO, publicou uma nova pesquisa realizada em setembro e divulgada hoje, 4 de outubro, com o governo de Jair Bolsonaro apresentando uma rejeição de 64,9% dos mineiros.

PESQUISA ESPONTÂNEA
Quando um nome é apresentado ao entrevistado, Bolsonaro foi citado por 19,8% dos eleitores. Em julho, ele foi lembrado por 23,3%.

Já Lula, obteve 30,8% das citações, percentual maior dos que os 28,4% da última pesquisa em julho.

PESQUISA ESTIMULADA
Na pesquisa em que o entrevistado tem nomes apresentados, Lula lidera, alcançando 40,4%. Na anterior, ele obteve 38,7%.

Bolsonaro teve queda acima da margem de erro de 2,63 pontos percentuais. Em julho, ele foi escolhido por 25,1%. Agora, obteve 20,1% das citações.

MELHOR RESULTADO ENTRE A JUVENTUDE
Em ambas as pesquisas (espontânea e estimulada) foi possível perceber que os jovens entre 16 e 24 anos são os que mais votam no ex-presidente Lula, sendo que nesta faixa etária também está o maior grau de rejeição ao atual governo.

Fonte: O Tempo