A deputada federal Dandara Tonantzin retirou a ação na justiça que buscava dar a ela direito de participar do Processo de Eleições Diretas (PED). O anúncio foi feito nesta quarta-feira (09/07/2025). Com isso, a parlamentar não irá concorrer ao posto de presidente de o PT-MG nas votações marcadas para o próximo domingo, dia 13 de julho.
Em vídeo publicado nas redes sociais, a parlamentar aparece ao lado do deputado federal Reginaldo Lopes e do presidente eleito do PT, Edinho Silva. Segundo ela, a decisão tem o objetivo de buscar a unidade partidária.
Edinho agradeceu a Dandara e ressaltou a importância do gesto dela nesse momento. “A Dandara está retirando o processo para que a gente possa superar as nossas dificuldades lá em Minas Gerais. Eu quero dizer a você, Dandara, que a minha fala é de gratidão. E esse seu gesto mostra o seu tamanho político, a sua importância enquanto liderança política para o nosso partido”.
Para o presidente eleito do PT, no atual cenário, a unidade do partido é fundamental. Segundo Edinho, o gesto de Dandara e de todo grupo, cria condição para que o partido possa trabalhar as pautas que interessam ao país, fazendo referência ao fim da escala 6×1, a taxação dos super-ricos e das Bets e a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês.
“Porque esse seu gesto cria as condições para que a gente trabalhe, e trabalhe muito, pelo futuro do PT em Minas Gerais, pela unidade do PT em Minas Gerais, numa conjuntura como essa que estamos vendo. Quando o nosso país é atacado por este governo autoritário, de viés fascista do Donald Trump. Quando nós estamos trabalhando para a construção de um Brasil sem privilégios, que exista um Brasil de igualdade de oportunidades”, destacou Edinho.
Dandara finaliza sua mensagem convocando a militância para o PED, que será realizado no próximo domingo, dia 13 de julho. “Nossa luta continua. Dia 13 tem PED. Eu espero você nas urnas. É fundamental votar nas nossas chapas, em nome do futuro do PT”.
Adiamento do PT em Minas
O PED foi realizado em todo o país no último domingo, dia 06 de julho, exceto em Minas Gerais, por conta de uma liminar em favor da deputada Dandara. Devido a pendências financeiras com o partido, ela havia sido impedida de concorrer. Por conta disso, ela recorreu à justiça para poder disputar o posto.
No sábado, dia 05 de julho, a justiça concedeu uma liminar para que Dandara pudesse participar do pleito. Por questões logísticas de produção de novas cédulas, o PT decidiu por adiar as votações.
Na segunda-feira, dia 07 de julho, a liminar em favor de Dandara foi derrubada, retirando o nome dela da disputa. Para evitar novas ações judiciais, e por uma unidade partidária, a parlamentar decidiu por encerrar o processo.
Nova data
As votações para presidente do PT-MG, presidentes municipais e zonais e as respectivas chapas serão realizadas em todo o estado no próximo domingo, dia 13 de julho.
Para conferir o local de votação, os filiados e filiadas devem acessar: https://ped2025.pt.org.br/consulta/.