Dandara busca instalação de Frente Parlamentar Antirracismo

Deputada federal faz coleta de assinaturas para instalação de frente parlamentar de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial.
2023-02-16 15:37:15
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A deputada federal Dandara Tonantzin (PT-MG) quer a instalação da Frente Parlamentar Mista Antirracismo no Congresso Nacional. Para isso, ela está coletado assinaturas na Câmara Federal. A proposta é que o grupo de trabalho, quando instituído, atue na defesa de projetos de combate ao racismo e na promoção de políticas públicas de igualdade racial.

Em dezembro de 2020, o senador Paulo Paim (PT-RS) sugeriu a criação da frente. Ela foi instituída em março de 2021. Agora, os parlamentares trabalham para que o grupo seja reinstalado.

Na última sexta-feira (10/02/2023), Dandara se reuniu com Paulo Paim para discutir a reinstalação da frente. A deputada tem com uma de suas prioridades defender projetos da área da educação, voltados para a população negra no país. Para isso, ela pretende trabalhar em parceria com os movimentos sociais.

“Serei parte ativa da coordenação da Frente para defender uma agenda legislativa antirracista para o Brasil. Uma das minhas prioridades é trabalhar para garantir a continuidade e ampliação da Lei de Cotas acompanhada de uma política de permanência nas universidades e institutos federais. É essencial realizar esse trabalho através de debates em conjunto com a diversidade dos movimentos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência”,

Deputada federal Dandara Tonantzin, em entrevista ao jornal Estado de Minas

“Sou fruto das cotas na graduação e na pós-graduação. A Lei de Cotas é um importante instrumento de reparação histórica em um país que mais recebeu escravos nas Américas e manteve por mais tempo a escravidão”, destaca Dandara.

Trajetória

Dandara Tonantzin está no seu primeiro mandato como deputada federal. Ela é pedagoga e mestra em educação. Natural de Gurinhatã, no Triângulo Mineiro, foi vereadora em Uberlândia. No movimento estudantil, integrou o Diretório Central dos Estudantes (DCE – UFU) e a União Estadual dos Estudantes (UEE-MG). Militou também no Coletivo Nacional de Juventude Negra (Enegrecer) e foi conselheira do Conselho Nacional de Promoção de Igualdade Racial (CNPIR).

Atuação

A Frente Parlamentar Mista Antirracismo deverá será integrada por deputados federais e senadores. O grupo vai trabalhar pela aprovação e projetos que busquem políticas públicas de igualdade racial e de combate ao racismo.