Dandara assume vice-liderança do PT na Câmara Federal

Deputada assume o compromisso de defender os direitos das mulheres, da juventude do campo e da cidade, do povo preto, das LGBTs e da classe trabalhadora.
2023-03-02 15:04:13
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A deputada Dandara Tonantzin (PT/MG) assumiu o cargo de vice-liderança da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara Federal nesta semana. De acordo com o Regimento Interno, cada partido tem direito a indicar uma vice-liderança a cada quatro parlamentares. A indicação do cargo foi feita pelo líder da bancada do partido, Zeca Dirceu (PT/PR).

O PT ampliou sua bancada feminina em 90% em uma legislatura com a maior diversidade de raça e gênero da história e Dandara é parte da nova geração de mulheres jovens e negras que está ocupando o Parlamento.

“Tenho muito orgulho de ser parte dessa transformação e ser a mais jovem e negra parlamentar da Câmara Federal. Quero fazer do meu mandato um megafone das lutas sociais e uma trincheira para batalhar por mais direitos para o nosso povo. Junto com o governo Lula, vamos trabalhar para reconstruir nosso país e apontar uma agenda de futuro, de emancipação, de equidade, de justiça social e de democracia plena”

deputada federal Dandara Tonantzin

Assumir a vice-liderança nos exigirá grande responsabilidade, mas também ganharemos mais força para pautar uma agenda legislativa em defesa dos direitos das mulheres, da juventude do campo e da cidade, do povo preto, das LGBTs e da classe trabalhadora”, completa Dandara.

Trajetória

Dandara Tonantzin está no seu primeiro mandato como deputada federal. Ela é pedagoga e mestra em educação. Natural de Gurinhatã, no Triângulo Mineiro, foi vereadora em Uberlândia. No movimento estudantil, integrou o Diretório Central dos Estudantes (DCE – UFU) e a União Estadual dos Estudantes (UEE-MG). Militou também no Coletivo Nacional de Juventude Negra (Enegrecer) e foi conselheira do Conselho Nacional de Promoção de Igualdade Racial (CNPIR).

Atuação

A Frente Parlamentar Mista Antirracismo deverá será integrada por deputados federais e senadores. O grupo vai trabalhar pela aprovação e projetos que busquem políticas públicas de igualdade racial e de combate ao racismo.