Confiança no presidente da República é a maior desde 2012

Medida pelo Ipec, confiança dos brasileiros no presidente Lula chega a 50 pontos. Nota é nove pontos superior à que foi registrada em 2022 por Bolsonaro.
2023-07-18 14:53:16
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Com Lula no comando do país, a confiança dos brasileiros no presidente da República chegou ao maior nível desde 2012. É o que mostra o Índice de Confiança Social (ICS), medido pelo Ipec e divulgado nesta terça-feira (18/07/2023) pelo jornal O Globo.

O ICS é uma série anual de pesquisas feitas desde 2009. Inicialmente, era realizada pelo Ibope, agora segue mantida pelo Ipec, utilizando a mesma metodologia. Segundo o levantamento, a confiança na figura do presidente hoje marca 50 pontos, numa escala de zero a cem.

Além de ser a maior nota alcançada desde 2012, o índice é nove pontos superior ao que foi registrado em 2022, último ano da gestão de Jair Bolsonaro.

“São apenas seis meses de governo e temos muitos avanços. Desemprego em queda, inflação em queda, preços mais baixos nos supermercados, gasolina mais barata, poder de compra aumentando. Sem falar na volta do Mais Médicos, Minha Casa Minha Vida e outros programas importantes. São coisas que têm refletido na vida todos os brasileiros. Por isso vemos a confiança aumentando”, destaca o presidente do PT-MG, deputado estadual Cristiano Silveira.

Otimismo

O resultado foi comentado por lideranças do PT. “O Brasil está voltando a confiar em suas instituições”, avaliou o deputado federal e líder do partido na Câmara, Zeca Dirceu (PT-PR). “Agora temos um presidente de verdade”, ressaltou a deputada Erika Kokay (PT-DF).

“Com a reforma tributária, a expectativa é de que a economia fique aquecida nos próximos anos. Teremos maior geração de emprego e renda, uma tributação mais justa e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida de todos. Assim como muitos brasileiros, tenho esperanças de dias melhores. O Brasil está vontando a sorrir com o governo Lula”, disse o deputado federal Reginaldo Lopes, vice-líder do governo no Congresso Nacional.

Ânimo

Segundo O Globo, o início do governo Lula também inspira mais confiança que o de Bolsonaro. A administração federal marca 52 pontos na escala elaborada pelo Ipec, cinco a mais do que no ano passado e dois acima do registrado em 2019, primeiro ano do hoje inelegível.

Ao jornal, a professora Rachel Meneguello, da Unicamp, afirmou que os dados “refletem certo ânimo com o funcionamento democrático da política brasileira instalado com o governo Lula”.

Para realizar o levantamento, o Ipec entrevistou presencialmente 2 mil moradores de 127 municípios entre 1° e 5 de julho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou menos, em um intervalo de confiança de 95%.

Com informações da Agência PT de Notícias.