O bloco de oposição ao governo Zema foi formado nessa terça-feira (07/02/2023) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O grupo conta com 20 parlamentares das federações partidárias: FE Brasil (PT-PCdoB-PV) e Psol-Rede. O líder será o deputado estadual Ulysses Gomes (PT).
“Com muita alegria e responsabilidade, fui escolhido hoje para ser o líder do bloco de oposição, o Bloco Democracia e Luta, na Assembleia, composto por 20 deputados e deputadas da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) e da Federação Psol/Rede”, disse Ulysses Gomes
“Ser líder da oposição, é uma missão que muito me honra, é um desafio que vou enfrentar com muita dedicação, muita luta e muito trabalho. Liderarei a nossa bancada nos próximos anos com bastante responsabilidade, conduzindo votações e discussões importantes do bloco”, ressaltou o deputado.
Pautas prioritárias
O governo Zema pretende colocar em pauta projetos que não foram aprovados na legislatura passada. Entre eles estão os que pretendem privatizar empresas públicas do Estado, como a Copasa, Cemig e Codemig. É esperada também uma proposta de reforma administrativa do Poder Executivo.
“Estaremos atentos a esses projetos. Vamos cobrar que seja feito o amplo debate de cada uma dessas propostas, para que possamos avaliar o que realmente é de interesse do povo mineiro. Faremos uma oposição firme e responsável ao governo Zema”, afirma o presidente do PT-MG, deputado estadual Cristiano Silveira.
Parabéns ao amigo e companheiro @ulyssesgomes que assumiu hoje a liderança do Bloco Democracia e Luta na @assembleiamg. Tenho certeza que fará um excelente trabalho liderando nosso bloco de oposição, defendendo os interesses de todos os mineiros e mineiras. Vamos juntos!
— Cristiano Silveira (@cristianominas) February 7, 2023
Sem retrocessos
Para Cristiano Silveira, a defesa dos servidores públicos deverá ser uma pautas principais do bloco de oposição. “Vamos continuar firmes na defesa dos trabalhadores, sem permitir o corte de direitos. Não podemos aceitar nenhum retrocesso. Esse é um dos nossos compromissos”.
Composição
Dos 20 parlamentares quer formam o bloco de oposição, 12 são do PT, quatro do PV, dois da Rede, um do PSOL e um do PCdoB.
Lista dos parlamentares:
Ana Paula Siqueira (Rede)
Andréia de Jesus (PT)
Beatriz Cerqueira (PT)
Bella Gonçalves (PSOL)
Betão (PT)
Betinho Pinto Coelho (PV)
Celinho Sintrocel (PCdoB)
Cristiano Silveira (PT)
Doutor Jean Freire (PT)
Leleco Pimentel (PT)
Leninha (PT)
Lohanna (PV)
Lucas Lasmar (Rede)
Luizinho (PT)
Macaé Evaristo (PT)
Mário Henrique Caixa (PV)
Marquinho Lemos (PT)
Professor Cleiton (PV)
Ricardo Campos (PT)
Ulysses Gomes (PT)