Betão assume a presidência da Comissão do Trabalho da ALMG

Deputado estadual Betão assume o compromisso de lutar contra as privatizações em Minas e a retirada de diretos da classe trabalhadora.
2023-03-03 08:36:17
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Foi eleito, na manhã dessa quinta-feira (02/03), o deputado estadual Betão (PT) como presidente da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social das Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O mandato é de dois anos.

“Estou muito feliz em poder presidir a Comissão do Trabalho em um momento tão importante para o país. Minas Gerais precisa que tenhamos um olhar atento ao direito de trabalhadoras e trabalhadores porque a gestão Zema é a continuidade do retrocesso do governo do Bozo”,

conta Betão, cuja origem política é pautada pelo movimento sindical.

Betão é natural de Juiz de Fora, Zona da Mata, filiado ao Partido dos Trabalhadores há mais de 35 anos. Em 2023, assumiu seu segundo mandato como deputado estadual.

Atuação

Dentro da Comissão do Trabalho ele afirma que as principais pautas serão o combate à tentativa de privatização das estatais como a Cemig, Copasa (e em defesa dos trabalhadores dessas empresas públicas), dos parques públicos (Ibitipoca, Caxambu), além da luta contra a precarização e o avanço do trabalho em situação análoga à escravidão.

O deputado destaca ainda, que vai ampliar os esforços para dialogar com o Governo Federal na luta pela revogação das reformas Trabalhistas e da Previdência e em defesa dos serviços e de servidoras e servidores públicos da CeasaMinas e do Metrô de BH público e de qualidade.

Comissões

Além de presidir a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social, o deputado irá compor as seguintes comissões: a de Direitos Humanos, como membro efetivo; e a de Educação, Ciência e Tecnologia, como suplente.

Trajetória

Betão vereador na Câmara Municipal de Juiz de Fora (Mata), onde ingressou em 2009, tendo exercido três mandatos consecutivos. Formado em geografia, é professor efetivo no Estado, na rede municipal de Juiz de Fora e também atua na rede privada. Foi integrante do Diretório Acadêmico (DA) de Geografia e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Grande parte de sua trajetória política foi no Sindicato dos Professores (Sinpro), no qual permaneceu de 1988 a 1995 e retornou em 1998. Cumpriu dois mandatos na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), entidade que reúne professores e auxiliares de administração de escolas privadas, e dirigiu a Central Única dos Trabalhadores na Zona da Mata e em Minas Gerais. Desde 1986, é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), e é membro do Diálogo e Ação Petista (DAP). Presidiu o partido entre 1990 e 1991.