Aumento do número de famílias sem casa própria no Brasil

Setorial de Moradia do PT-MG realizou o debate sobre os desafios dos movimentos sociais que lutam por habitações populares no Brasil.
2022-02-08 15:21:06
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Cerca de 6 milhões de famílias no Brasil não possuem casa própria. É o chamado déficit habitacional. Isso inclui as pessoas de baixa renda que moram de aluguel por falta de opção, quem vive de favor em um imóvel de amigo ou familiar, e filhos adultos que residem com os pais por ainda não terem condições de comprar uma unidade habitacional própria. Nesse grupo, também estão os que vivem em moradias precárias, como barracos de lona e madeirite em favelas e beiras de estradas.

Essa crise da moradia no país tem se agravado nos últimos anos devido ao desemprego, a inflação e a pandemia. Para piorar, os atuais governos não têm investido em programas habitacionais para famílias de baixa renda.

Nesse cenário, o que os coletivos que lutam por moradias populares podem fazer? Para esse debate, a TVPT recebeu, na sexta-feira (04/02/2022), a coordenadora do setorial de Moradia do PT-MG, Carol Riveli; o coordenador adjunto nacional de Moradia, Antônio Bozó; a ex-vereadora de Belo Horizonte, Neuzinha Santos; e o primeiro suplente do PT na ALMG, Leleco Pimentel. Confira como foi: