Artigo: Deputada Leninha recebe Medalha da Inconfidência

Deputada estadual Leninha, a primeira parlamentar negra eleita pelo Norte de Minas para a ALMG, foi uma das homenageadas com a medalha no ano de 2022.
2022-04-22 16:56:05
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Inconfidência Mineira, uma inspiração para justiça social e econômica

*Por Leninha

Hoje celebramos a Inconfidência Mineira. Preciso dizer que nunca gostei desse termo. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, o mais humilde entre os conspiradores, um dos maiores e mais genuínos heróis brasileiro, foi morto, decapitado, por liderar um movimento não meramente separatista, mas, sobretudo, de promoção da justiça social e econômica. Como precisamos de novos Tiradentes, homens que reconheçam a urgência de lutarmos por uma política econômica, especialmente, tributária que deixe de penalizar a quem a vida já é uma peleja continuamente.

Mas, hoje, de modo especial, eu, Leninha, deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores, a primeira parlamentar negra eleita pelo Norte de Minas Gerais, para a Assembleia de Minas, estou entre os agraciados pela honraria, estou orgulhosamente entre os 170 homenageados.

Arrisco a dizer: não sou eu a premiada, mas, as minhas causas, minhas bandeiras, as minhas lutas. E elas, são muitas e todas coletivas. Comigo, mulheres, homens, negros, periféricos, povos e comunidades tradicionais, agricultores e agricultoras familiares, enfim, todos e todas que jamais estariam entre os contemplados, hoje recebem comigo a mais importante comenda do governo de Minas Gerais.

A recebo com carinho, com respeito e com muita responsabilidade, porque é uma oportunidade de reafirmar os meus compromissos com cada um e cada uma que é, cotidianamente, silenciado, silenciada, interrompido, interrompida! Hoje, o nosso lugar de fala é outro, é o de reconhecimento e por isso é tão simbólico recebê-la.

Que tenhamos a coragem e valentia do Alfares sem ter de sofrer com os nossos corpos as penas das nossas diferenças. Por Minas, pelos Gerais, pelas gentes, seguimos irmanados e esperançosos por um novo tempo de justiça e paz!

*Marilene Alves de Souza, Leninha, é deputada estadual, Presidente da Bancada Feminina da ALMG, vice-presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos.

Este é um artigo de opinião. O posicionamento do autor não representa necessariamente as ideias do PT-MG