Aprovação de Lula cresce ainda mais e chega a 60%

Segundo nova pesquisa Genial/Quaest, aprovação do trabalho que o presidente está fazendo no país cresceu nove pontos entre os meses de abril e agosto.
2023-08-16 15:15:14
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Em seu oitavo mês de governo, Lula alcança a aprovação de 60% dos brasileiros, aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (16) (acesse a íntegra do estudo). É o maior índice alcançado pelo presidente desde que iniciou seu terceiro mandato e representa um crescimento de nove pontos percentuais em quatro meses.

“Pesquisa Quaest confirma o que o brasileiro já sabe: Lula é aprovado por todo o país! Aprovação de Lula cresce e chega a 60%. Avaliação também sobe entre eleitores de Bolsonaro. Até os bolsonaristas já admitem: não tem como negar o quanto o Brasil está melhorando”, destacou o presidente do PT-MG, deputado estadual Cristiano Silveira.

Em abril, segundo o mesmo levantamento, 51% aprovavam o trabalho realizado por Lula. Em junho, esse índice cresceu para 56% e, agora, bate a marca de 60%. Ao mesmo tempo, a desaprovação foi caindo: 42% em abril, 40% em junho e 35% em agosto. Os que não sabem ou não responderam oscilaram entre 4% e 6%.

Trata-se de um resultado excepcional quando se leva em conta a polarização que marcou as últimas eleições. Os 60% de aprovação significam que cada vez mais pessoas que não votaram em Lula aprovam seu governo.

Entre os eleitores que votaram em Jair Bolsonaro no segundo turno, a aprovação de Lula saltou de 14% para 25% entre abril e agosto. Já entre os que votaram branco ou nulo, o crescimento foi de 50% para 58% no mesmo período. Já no eleitorado evangélico, que majoritariamente votou em Bolsonaro, a aprovação de Lula chega a 50%, contra 46% de desaprovação.

Além disso, pela primeira vez a aprovação do presidente supera a desaprovação no Sul (59% contra 38%). Assim, Lula é aprovado pela maioria dos eleitores em todas as regiões: 72% no Nordeste, 55% no Sudeste e 52% no Centro Oeste/Norte.

Economia vai continuar melhorando para 59%

O estudo permite concluir que o índice de aprovação está relacionado com a economia. Para 34% dos entrevistados, o Brasil melhorou nesse aspecto. E um dado ainda mais relevante é o de que para 59% a economia vai continuar melhorando nos próximos 12 meses. Entre os que votaram no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o otimismo nessa área alcança 35%.

A população reconhece que o governo Lula tem adotado medidas para melhorar a situação da economia e a vida do povo. Por exemplo, o Plano Safra, de apoio à agricultura, é aprovado por 79%, e o Desenrola Brasil, de renegociação de dívidas, por 70%. Outro dado importante: o índice dos que dizem ter notado uma queda no preço dos alimentos passou de 28% para 36% entre junho e agosto.

Ouça o boletim da Rádio PT

“Alta da aprovação de Lula é gratificante, resultado do trabalho duro do governo e do presidente. O povo vai vendo a dedicação e o compromisso com o país. É só o começo, temos muito trabalho pela frente. Lula 3 vai ser ainda melhor!”, avalia a presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann.

Com isso, a avaliação do governo de uma maneira geral também melhorou. A taxa de leitores que avaliam o governo de forma positiva chega a 42% (era 36% em abril). Já o que consideram regular são 29% e os que julgam negativamente somam 24% (eram 29% em abril).

A consultoria Quaest coletou os dados da pesquisa entre 10 e 14 de agosto. A pesquisa foi encomendada pela plataforma de investimentos Genial e realizada com 2.029 entrevistas presenciais com brasileiros de 16 anos ou mais em todos os estados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Com informações da Agência PT de Notícias.