Apoiados pelo PT vencem no Congresso e na ALMG

Com apoio do PT, Tadeuzinho foi eleito presidente da ALMG, Arthur Lira reeleito presidente da Câmara e Rodrigo Pacheco reconduzido à presidência do Senado.
2023-02-02 10:50:33
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O deputado estadual Tadeu Martins Leite (MDB), o Tadeuzinho, foi eleito nessa quarta-feira (01/02/2023), por unanimidade, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Ele vai comandar os trabalhos da Casa no primeiro biênio da 20ª legislatura.

Tadeuzinho contou com o apoio da bancada do PT para se tornar presidente da ALMG. Por conta das articulações feitas entre os parlamentares, a eleição teve chapa única. O governo Zema chegou a cogitar o lançamento de uma chapa, mas acabou desistindo.

“A vitória do Tadeuzinho representa a vitória da democracia, do diálogo. Nós do PT demos apoio à sua candidatura, visando o fortalecimento do Legislativo e a construção de uma oposição forte e combativa ao governo Zema. Assim vamos trabalhar firmes pela reconstrução de Minas de do Brasil”, declarou o deputado estadual Cristiano Silveira, presidente do PT-MG e da Federação Brasil da Esperança em Minas (PT, PV e PCdoB).

Congresso Nacional

Em Brasília, também nessa quarta (01/02), o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi a reconduzido à presidência da Câmara dos Deputados. Ele recebeu 464 de um total de 508 votos. Foi a maior votação desde a redemocratização do país. No Senado, o senador Rodrigo Pacheco também foi reeleito por 49 votos de um total de 81 senadores. Os dois tiveram apoio total dos parlamentares do PT.

Para o deputado federal Reginaldo Lopes, que foi líder do PT na Câmara na última legislatura, a reeleição de Lira e Pacheco representam uma grande vitória pra o governo Lula. “É importante destacam que derrotamos os candidatos bolsonaristas nessa eleição da Mesa Diretora. Agora, com Lira e Pacheco teremos governabilidade, teremos diálogo entre o Congresso e o Governo, para aprovarmos projetos que buscam a reconstrução do nosso país.

O presidente Lula telefonou para Lira e Pacheco para dar os parabéns aos dois pela reeleição.

Bancada petista

Os deputados federais do PT de Minas destacaram a importância da eleição de Lira e Pacheco. Para eles, o resultado representa mais uma derrota para o bolsonarismo no país.