O deputado estadual Tadeu Martins Leite (MDB), o Tadeuzinho, foi eleito nessa quarta-feira (01/02/2023), por unanimidade, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Ele vai comandar os trabalhos da Casa no primeiro biênio da 20ª legislatura.
Tadeuzinho contou com o apoio da bancada do PT para se tornar presidente da ALMG. Por conta das articulações feitas entre os parlamentares, a eleição teve chapa única. O governo Zema chegou a cogitar o lançamento de uma chapa, mas acabou desistindo.
“A vitória do Tadeuzinho representa a vitória da democracia, do diálogo. Nós do PT demos apoio à sua candidatura, visando o fortalecimento do Legislativo e a construção de uma oposição forte e combativa ao governo Zema. Assim vamos trabalhar firmes pela reconstrução de Minas de do Brasil”, declarou o deputado estadual Cristiano Silveira, presidente do PT-MG e da Federação Brasil da Esperança em Minas (PT, PV e PCdoB).
Iniciamos o mandato com a nova composição da mesa da ALMG: a eleição do presidente @_Tadeuzinho com o apoio do @ptdeminas e da nossa Federação, a companheira @leninhamoc13 que faz história como 1ª mulher negra vice-presidente, e Betinho Coelho, tb representando nossa Federação
— Cristiano Silveira (@cristianominas) February 1, 2023
Congresso Nacional
Em Brasília, também nessa quarta (01/02), o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi a reconduzido à presidência da Câmara dos Deputados. Ele recebeu 464 de um total de 508 votos. Foi a maior votação desde a redemocratização do país. No Senado, o senador Rodrigo Pacheco também foi reeleito por 49 votos de um total de 81 senadores. Os dois tiveram apoio total dos parlamentares do PT.
Para o deputado federal Reginaldo Lopes, que foi líder do PT na Câmara na última legislatura, a reeleição de Lira e Pacheco representam uma grande vitória pra o governo Lula. “É importante destacam que derrotamos os candidatos bolsonaristas nessa eleição da Mesa Diretora. Agora, com Lira e Pacheco teremos governabilidade, teremos diálogo entre o Congresso e o Governo, para aprovarmos projetos que buscam a reconstrução do nosso país.
A reeleição de Arthur Lira e Rodrigo Pacheco é também uma vitória do Governo Lula. Uma vitória da governabilidade e da democracia. O Brasil precisa de estabilidade para poder avançar. Parabéns, @ArthurLira_.
— Reginaldo Lopes (@ReginaldoLopes) February 1, 2023
O presidente Lula telefonou para Lira e Pacheco para dar os parabéns aos dois pela reeleição.
Telefonei agora para parabenizar @ArthurLira_ e @rodrigopacheco pela reeleição para as presidências da Câmara e do Senado. Desejo uma boa gestão. Nosso país precisa de instituições fortes e democráticas.
— Lula (@LulaOficial) February 1, 2023
Bancada petista
Os deputados federais do PT de Minas destacaram a importância da eleição de Lira e Pacheco. Para eles, o resultado representa mais uma derrota para o bolsonarismo no país.
Pacheco ganhou com voto impresso e Bolsonaro vai querer anular pedindo voto em urna eletrônica? Rsrsrs
— Rogério Correia (@RogerioCorreia_) February 1, 2023
Não Vai Ter Golpe!
Parabéns ao novo Presidente do Senado, que será também Presidente do Congresso Nacional, @rodrigopacheco. A importância dessa vitória é a derrota do bolsonarismo antirrepublicano e antidemocrático. Conte com o nosso mandato nas lutas em defesa do nosso povo!
— Dandara Tonantzin (@todandara) February 1, 2023
Confirmada a reeleição de Arthur Lira para presidente da Câmara dos Deputados.
— Paulo Guedes do Lula (@deppauloguedes) February 1, 2023
Te desejo, @ArthurLira_ sucesso na condução dos nossos trabalhos nesta nova legislatura!
A DEMOCRACIA VIVE!
Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, por 49 a 32 votos. Parabéns! O Brasil segue firme na preservação da democracia, da liberdade e contra o terrorismo, o extremismo e o nazismo.
— Padre João (@dep_padrejoao) February 1, 2023
Parabéns ao presidente da Câmara dos Deputados, @ArthurLira_ . Que a nossa casa legislativa seja uma aliada de primeira hora na reconstrução de um Brasil mais justo, digno e democrático para todas e todos.
— Odair Cunha (@odaircunhamg) February 1, 2023
A vitória de Rodrigo Pacheco para a presidência do Senado Federal fortalece a luta pela democracia, valoriza o diálogo e aponta para uma pauta em defesa do Brasil e dos brasileiros. pic.twitter.com/wQOEKc3Aon
— Leonardo Monteiro (@depleomonteiro) February 1, 2023