Andréia é presidenta da Comissão de Direitos Humanos da ALMG

Deputada Andreia de Jesus foi é reeleita presidenta da comissão para mais dois anos de trabalho em defesa dos direitos humanos.
2023-03-03 15:17:29
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Mesmo com votos contrários ao acordo entre todos os blocos do parlamento mineiro, Andréia de Jesus (PT) e Bella Gonçalves (PSOL) ocupam os cargos de presidenta e vice-presidenta.

A eleição para os cargos de presidente e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aconteceu na manhã desta quinta-feira (02) no parlamento mineiro. Por três votos a favor e dois contrários, a Deputada Estadual Andréia de Jesus (PT) foi reeleita ao cargo de presidenta da comissão. Como vice-presidenta, a deputada Estadual Bella Gonçalves (PSOL) foi eleita, compondo a mesa.

Andreia de Jesus e Bella Gonçalves estarão à frente da comissão. (Foto: Matheus Soares)

“Estou de volta! As relações dos Direitos Humanos seguirão garantidas por uma mulher preta e pela vice-presidenta LGBTQIA+. Esse é o nosso lugar de efetivar a diversidade, a qualidade das discussões e a funcionalidade deste grupo, pois aqui é a porta de entrada de todas as discussões dessa Casa. Tudo que nós debatemos passa pelos Direitos Humanos. Nós temos o dever de atender e tratar das políticas públicas que falham e também ajudar na estrutura das que precisam nascer”, destacou Andréia.

“Sigo o caminho de Marielle Franco: defender o papel dos direitos humanos com esse corpo preto. Sempre fui defendida pelos Direitos Humanos e venho com o desafio: enegrecer os debates. Sigo contra as ideias antidemocráticas, machistas, racistas e colonialistas. Reforço neste espaço a defesa dos direitos dos quilombolas, dos indígenas, das comunidades tradicionais, de trabalhadores e de pessoas atingidos pela mineração. A casa está aberta, vamos juntas”.

deputada estadual Andréia de Jesus.
Betão, Beatriz Cerqueira, Andreia de Jesus, Bella Gonçalves e Leninha. (Foto: Matheus Soares)

Além de presidir a Comissão de Direitos Humanos, Andréia de Jesus integra, como membra efetiva, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

Trajetória

Andreia de Jesus assume, em 2023, seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Ela é advogada popular, educadora infantil, funcionária pública e mãe-solo. Nascida no distrito de Venda Nova, em Belo Horizonte, é moradora de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Trabalhou como doméstica na juventude e é a primeira pessoa de sua família com curso superior, tendo seu ingresso na Universidade garantido pelas políticas de ações afirmativas. Integrou as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e as pastorais de rua e carcerária.

Militante das Brigadas Populares e da #partidA, segue ao lado das pessoas privadas de liberdade e das ocupações urbanas, pela vida da juventude negra, por segurança pública cidadã e por melhores condições de vida nas periferias.