A deputada federal Ana Pimentel será vice-líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados. A parlamentar divulgou a notícia nessa quarta-feira (15/02/2023) em suas redes sociais. Ela recebeu o convite do líder da legenda, deputado federal Zeca Dirceu.
No posto de vice-líder, Ana Pimentel terá papel fundamental nas articulações do partido na Câmara. “Com essa nova atribuição, poderei fazer uso da palavra nas sessões em plenário, orientar e encaminhar votações da bancada, participar de trabalhos das Comissões mesmo que não seja membro”, explicou.
Mulheres protagonistas
Para a deputada, ocupar o posto de vice-líder, mostra o compromisso do partido de ter mulheres como protagonistas na política. Segundo ela, isso será fundamental para a reconstrução do país e para que a bancada feminina tenha mais conquistas durante essa legislatura. Veja no vídeo abaixo.
Trajetória
Ana Pimentel está em seu primeiro mandato como deputada federal. Ela é médica defensora do SUS, docente no Departamento de Medicina da UFSJ e pesquisadora da saúde coletiva. De 2021 a 2022, foi Secretária de Saúde de Margarida Salomão, prefeita de Juiz de Fora. Possui mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014) e doutorado em Saúde Coletiva pela Fundação Oswaldo Cruz (2018).
Militância
Em Juiz de Fora, Ana Pimentel foi uma das fundadoras do primeiro coletivo de mulheres da UFJF, o Maria Maria, grupo que integra a Marcha Mundial de Mulheres. Em 2007, foi Diretora de Mulheres da União Nacional dos Estudantes (UNE), atuando como feminista-militante no âmbito nacional. No PT-MG, em 2010, ocupou o posto de secretária estadual da Juventude.
Bancada do PT
O PT tem a segunda maior bancada no Congresso Nacional, para a legislatura 2023-2027. São 68 parlamentares comprometidos com o desenvolvimento do país. Eles vão ajudar o governo Lula a aprovar propostas fundamentais para melhorar a vida do povo brasileiro.
A bancada foi ampliada em 13 deputados. O partido será representado na Casa por 18 mulheres e 50 homens. No Senado, o PT conta com quatro parlamentares.