Em seu terceiro mandato como deputado estadual, nesta 20ª legislatura, Dr. Jean Freire (PT-MG) retorna a uma das Comissões que considera mais importantes na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG): a Comissão de Participação Popular (CPP).
Dr. Jean foi presidente da CPP por dois mandatos seguidos antes de assumir a 2ª vice-presidência da Casa, em 2021. Neste período, foi responsável pela realização de diversas audiências públicas e pela condução do processo de Discussão Participativa do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG). Mecanismos que fortalecem a participação da população na elaboração de políticas públicas e na melhor distribuição do orçamento estadual.
Além disso, o parlamentar também estreia na Comissão de Constituição e Justiça, pela qual passam, obrigatória e primeiramente, todas as proposições apresentadas a fim de verificar se estão em conformidade com a lei.
“Nossa responsabilidade maior é defender a nossa Constituição, a democracia e os interesses do nosso povo. Este é o meu maior compromisso. Sigo muito animado e disposto para, junto com os demais colegas da Comissão, conduzir, da melhor forma possível, os nossos trabalhos”.
Liderança
O deputado ainda enfrenta um outro desafio muito importante nesta Legislatura: a liderança da Minoria. É chamada de Minoria a bancada ou o bloco parlamentar de composição imediatamente inferior à da bancada ou bloco integrado pelo maior número de parlamentares, chamada de Maioria.
“Minha principal tarefa, como deputado de oposição e, principalmente, como líder, é trabalhar muito para garantir que os verdadeiros interesses do povo mineiro sejam priorizados na Assembleia Legislativa. Como já disse outras vezes, uma boa oposição precisa ser responsável e pautada pelo diálogo”.
Trajetória
Dr. Jean Freire nasceu em Pavão, no Vale do Mucuri, mas, ainda criança, mudou-se com a família para Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, onde vive até hoje. Por esta razão, tem as duas regiões – as que menos se desenvolvem em todo o estado – como prioridades do seu mandato.
Médico, foi vereador por Itaobim entre 2004 e 2014, quando foi eleito para seu primeiro mandato como deputado estadual. Dentre suas principais pautas de atuação estão a agricultura familiar; o acesso à água; saúde, educação, a defesa dos direitos das mulheres, das crianças e adolescentes e das comunidades tradicionais.