Projeto de reajuste para servidores do Estado chega à ALMG

Proposta do Governo Zema é de revisão salarial 10,06% para todos os servidores, visando a recomposição da inflação do ano de 2021.
2022-03-16 17:44:20
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Começou a ser analisado, na terça-feira (15/03/2022) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) o Projeto de Lei (PL) 3.568/22. O texto prevê o reajuste salarial de 10,06% para todos os servidores públicos do Estado, sejam civis ou militares. A proposta contempla também os trabalhadores em cargos comissionados, aposentados e pensionistas.

O projeto, de autoria do governador Romeu Zema (Novo), chega ao Legislativo com pedido de regime de urgência. Dessa forma, a proposta tem prioridade de votação e pode ser analisada em menos tempo. O percentual proposto de reajuste corresponde à inflação aferida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no ano de 2021.

Retroatividade

O presidente do Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais (PT-MG), deputado estadual Cristiano Silveira, vice-líder do bloco de oposição Democracia e Luta, defende o pagamento retroativo para todas as categorias.

:: MGTV: Deputados leem projeto de recomposição salarial de servidores

Educação

Os servidores da Educação cobram um reajuste de 33,24% para o cumprimento do Piso Nacional da Educação. A categoria está em greve por tempo indeterminado desde o dia 09 de março. Em assembleia na quarta-feira (16/03/2022), ficou decidida a continuidade da greve.

Os deputados estaduais Betão (PT) e Ulysses Gomes (PT) vem manifestando apoio aos trabalhadores.

UEMG e Unimontes

Os docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) também estão em greve. Eles cobram o reajuste de recomposição de perdas com a inflação, pactuado em 2016, novo plano de carreira, entre outros pontos. A deputada Leninha (PT) e o deputado Virgílio Guimarães (PT) manifestaram apoio à categoria.

Segurança

Os trabalhadores da segurança também não estão satisfeitos com a proposta de reajuste. A categoria cobra o cumprimento do acordo firmado em 2019, que previa reajustes de 13% em 2020, 12% em 2021 e outros 12% em 2022. Até o momento, só a primeira parcela foi paga. Para a próxima segunda-feira (21/03/2022), está marcado um novo protesto dos agentes em Belo Horizonte.