Encontro do PT em BH discute eleições 2022

Representantes dos diretórios da Grande BH se reuniram para debater o cenário político do país e a organização do partido para as eleições 2022.
2022-02-14 12:55:17
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O Partido dos Trabalhadores realizou no sábado (12/02/2022) um encontro com os membros dos diretórios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A proposta do evento foi debater o cenário político e econômico de Minas e do Brasil e a organização do partido para as eleições 2022. O debate foi realizado na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT), na capital mineira. Estiveram presentes deputados, vereadores, dirigentes sindicais, coordenadores dos setoriais do partido e representantes de movimentos sociais de vários municípios.

O deputado federal Reginaldo Lopes, líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados, foi o convidado para fazer uma análise do cenário nacional. O parlamentar destacou que a prioridade do partido é a eleição de Lula para presidente, para que possa ser feito um processo de reconstrução do país, por meio de programas sociais. Segundo ele, o Brasil precisa de ações amplas, voltadas para a geração de emprego e renda, em especial para as classes menos favorecidas.

Reginaldo Lopes falou sobre o cenário político e econômico do país. (Foto: Jean Piter)

“Como o presidente Lula tem falado, precisamos colocar os mais pobres no orçamento. Fazer uma revolução na indústria e no campo, na economia digital, para que possamos gerar emprego e renda. Junto com isso, temos que colocar nossos jovens nas escolas técnicas e nas universidades. Temos que enfrentar a fome e o desemprego e para isso precisamos de mudanças estruturais na nossa economia e esse tem que ser nosso compromisso”, disse Reginaldo Lopes.

Minas Gerais

O presidente do PT-MG, deputado estadual Cristiano Silveira, falou sobre o cenário político de Minas. O parlamentar, que é vice-líder do Bloco Democracia e Luta na Assembleia Legislativa (ALMG), falou sobre os desafios enfrentados no estado. Segundo ele, o governo Zema tem projetos muito semelhantes aos de Bolsonaro, que incluem o sucateamento dos serviços públicos e a privatização de empresas estatais.

Cristiano Silveira falou sobre a situação de Minas e sobre as eleições 2022. (Foto: Jean Piter)

“Não temos investimentos públicos do estado na melhoria das nossas estradas, não há programas de habitação popular, nem de geração de emprego e renda. O governo Zema repete em Minas o que o Bolsonaro tem feito no país, um sucateamento dos serviços públicos e a tentativa de entrega das nossas empresas públicas para a iniciativa privada. Não podemos aceitar isso, temos que defender o patrimônio do povo. Por isso precisamos de uma candidatura forte para colocarmos um fim no desgoverno neoliberal de Zema”, disse Cristiano Silveira.

Federação

Durante os debates, a possibilidade de formação de uma federação do PT com outros partidos foi abordada. Reginaldo Lopes explicou que as conversas estão em andamento e que ainda não há uma definição se haverá ou não essa união com outras legendas para as eleições deste ano.

O deputado explicou como essa união irá funcionar, caso seja formalizada. A aliança terá que ser mantida obrigatoriamente por pelo menos quatro anos, com a criação de um estatuto único e uma direção central composta por membros das legendas integrantes. Assim, os partidos poderão formar chapas para as eleições às câmaras municipais, assembleias legislativas e à Câmara Federal.

Candidaturas

Cristiano Silveira ressaltou que o PT considera a possibilidade de ter candidatura própria para o governo de Minas, assim como apoiar um outro candidato que esteja alinhado com os projetos do partido. “Nosso principal objetivo é eleger Lula e colocar um fim no desgoverno de Bolsonaro. E também precisamos avaliar qual será o melhor candidato para derrota Zema, que é uma cópia de Bolsonaro. Por isso estamos discutindo com partidos aliados qual será o melhor caminho para Minas e para o Brasil”.