Na última segunda-feira, 05/04/21, foi realizada na Câmara Municipal de Uberlândia uma audiência pública sobre militarização de escolas. A atividade foi amplamente divulgada, inclusive com transmissão ao vivo pela TV Câmara no Youtube. Nesse espaço, nossa vereadora Dandara Tonantzin (@todandara), mulher, jovem, educadora e negra sofreu uma série de comentários racistas.
O alvo dos absurdos ataques foi o uso constante que Dandara faz dos turbantes, símbolos de resistência, que resgatam a ancestralidade e o orgulho do povo preto e, em especial, da mulher negra.
O racismo, fruto do ódio, da ignorância, da intolerância, é um mal que precisa acabar! O Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras de Minas Gerais expressa sua total solidariedade e companheirismo à vereadora Dandara.
Nessa nota, e em todos nossos espaços, repudiamos os comentários criminosos e comunicamos que todas as medidas legais serão tomadas. Os comentários foram registrados e encaminhados à equipe jurídica. Dandara não será silenciada! Vai ter mulher preta exaltando negritude e opinando SIM. Vão ter pretos e pretas nas escolas expressando sua cultura SIM. Para deixar bem escurecido: vai ter preta na Câmara Municipal SIM.
Somos todos e todas DANDARA!
Diretório Estadual do PT-MG
7 de abril de 2021