Resolução foi aprovada pela Comissão Executiva Nacional do PT nessa segunda-feira, dia 30 de outubro de 2023.
De acordo com os resultados já registrados na Área-PT, realizamos o PEDEX em 1.204 municípios, com um total de 10.510 filiados distribuídos em 1.320 chapas municipais e 1.482 candidaturas à presidência, com a participação de mais de 50 mil filiados e filiadas. Em somente 202 municípios, houve disputa entre mais de uma chapa e ou candidaturas.
Além destes municípios onde o PEDEX foi realizado, as plenárias municipais ocorreram em mais 1.493 municípios, chegando assim à um total de 2.697 municípios onde foram realizadas atividades de mobilização, debate e análise política.
É importante considerar que 322 municípios, apesar de terem chapas e candidaturas inscritas, não conseguiram realizar o PEDEX. Além disso, problemas climáticos levaram muitos municípios a decretar situação de emergência em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul desafios inesperados que impactaram significativamente a realização do PEDEX naqueles estados.
A Comissão Executiva Nacional reconhecendo a importância do PEDEX e das Plenárias Municipais para melhorar a organização do PT e ampliar a sua capilaridade, DECIDE
- Prorrogar até 19 de novembro de 2023 o prazo para realização das Plenárias Municipais
- Autorizar a realização de novas eleições do PEDEX em todo o Brasil nos dias 11 e 12 de novembro.
- No caso dos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, permitir às Comissões Executivas Estaduais solicitar novas datas para a realização do PEDEX nos municípios em que tenha sido decretado estado de emergência ou calamidade devido a condições climáticas adversas.
Para acessar a resolução em PDF, clique aqui.
30 de outubro de 2023
Comissão Executiva Nacional