8 de Março em Minas terá atos contra Bolsonaro e Zema

Mulheres vão às ruas contra o machismo, o racismo, à feminização da pobreza, à LGBTQIA+fobia e todo tipo de situação que prejudica as mulheres.
2022-03-05 08:58:46
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Na terça-feira, 8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres, diversas cidades de país serão palco de atos contra o atual governo. As manifestações estão sendo organizadas e convocadas pelo Partido do Trabalhadores (PT), por meio das secretarias de Mulheres, em parceria com diversas organizações. O tema deste ano é “Pela Vida das Mulheres. Bolsonaro Nunca mais. Por um Brasil sem racismo, sem machismo e sem fome.”

O dia 8 de março é uma data em que as mulheres reforçam a luta por igualdade, respeito e combate a todo tipo de violência de gênero. Este ano, além da valorização feminina, outras pautas também estão sendo levantadas. O combate ao machismo, ao racismo, à feminização da pobreza, à LGBTQIA+fobia e a todas as situações que prejudicam as mulheres no país.

“O PT destaca a importância do Dia Internacional da Mulher e das manifestações do #8M! Queremos a valorização feminina, a igualdade de condições para todas, cada vez mais mulheres na política e nos espaços da sociedade. Afinal, a mulher deve e pode estar aonde ela quiser!”, disse a deputada federal Gleisi Hoffman, presidente nacional do PT.

Minas Gerais

A Secretaria de Mulheres do PT-MG vai realizar protestos em várias cidades mineiras. Os atos contam com o apoio de diversas organizações sindicais, estudantis e feministas como a Frente Brasil Popular e o movimento 8M Popular. Além do Fora Bolsonaro, as mulheres mineiras também vão levantar a bandeira de Fora Zema, contra o atual governo do Estado

Confira os atos confirmados até o momento:

  • Além Paraíba – Carro de Som pela cidade – a partir das 15h
  • Barbacena – Praça dos Macacos, 16h
  • Belo Horizonte – Praça da Liberdade, 16h30
  • Divinópolis – Quarteirão fechado da Rua São Paulo, a partir das 15:30
  • Ipatinga – Praça Primeiro de Maio – 8h às 15h
  • Ponte Nova – Praça dos Palmares – 17h
  • Uberlândia – Praça Ismene Mendes – 16h30

:: As mulheres do PT respondem: “Por que ir ao 8M e como reconstruir o país?”

Compromisso do PT-MG

O presidente do PT-MG, deputado estadual Cristiano Silveira, destaca que a data tem grande importância para o partido. “Os direitos das mulheres e a luta por igualdade são bandeiras defendidas por todos do PT. São pautas que discutimos constantemente, não apenas no dia 8 de março. São lutas que travamos no dia a dia por meio dos nossos mandatos no Legislativo e no Executivo, nas formações política do partido e em todos os outros espaços. E nessa data a gente reforça essa luta e esse compromisso de fazer do mundo um lugar justo e seguro para todas as mulheres”.

:: Acesse o manifesto nacional “Pela Vida das Mulheres”

Cristiano Silveira lembra o protagonismo que as mulheres têm no PT. “Nosso partido foi o primeiro no país a adotar a paridade entre mulheres e homens na direção partidária. Instituímos cotas, temos compromisso com o combate a todo tipo de preconceito e discriminação. Somos o partido da inclusão e da diversidade. Aqui em Minas, a direção estadual tem dado todo apoio à realização dos atos do dia 8 de março. E a organização é feita pelas mulheres do nosso partido. A luta é de todos nós, mas o espaço é delas”.