270 viaturas para combate à violência contra mulheres

Veículos foram entregues pelo presidente Lula como parte das ações do novo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
2023-03-15 17:42:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O presidente Lula participou, nesta quarta-feira (15), da cerimônia de recriação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A ação, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), chega à segunda edição.

Criada em 2007 pelo próprio Lula, a iniciativa revolucionou as estratégias de combate à violência. O programa tem foco na capacitação de policiais e no apoio às comunidades mais pobres. Para isso, são integradas ações e projetos sociais, culturais e esportivos para a juventude.

“Nunca consegui entender por que o Pronasci acabou. Ele era um projeto de segurança pública que não pensava só na polícia, mas também no papel do Estado. No que o Estado pode fazer para a gente precisar menos de polícia, porque quando você necessita de muita polícia é sinal de falta Estado”.

presidente Lula, no relançamento do Pronasci

Estrutura

O relançamento do programa foi marcado pela entrega de 270 viaturas para as patrulhas Maria da Penha. Com isso, os agentes de segurança terão uma estrutura melhora para repressão aos crimes de gênero. Os veículos serão direcionados aos estados proporcionalmente, considerando os indicadores de violência.

Além das viaturas, o governo também está implementando 40 novas Casas da Mulher Brasileira. Os locais de acolhem vítimas da violência doméstica.

Atuação

Entre as ações previstas no Pronasci, estão o fomento às políticas de segurança pública e cidadania. A ideia é atuar nos locais com altos índices de violência. A proposta é dar oportunidades de trabalho e de formação profissional aos moradores.

Também estão previstas ações de apoio às vítimas da criminalidade e de combate ao racismo estrutural.

Bolsa Formação

Por meio do Pronasci, os agentes de segurança terão acesso a curso de formação e profissionalização. Policiais civis, militares e bombeiros serão contemplados com auxílio de R$ 900 mensais. Na primeira etapa, serão disponibilizadas 20 mil bolsas, a partir de agosto de 2023.

Presidente Lula no lançamento do Pronasci, em Brasília. (Foto: Ricardo Stuckert)

Disque 180

Juntamente com o programa, o governo federal também está retomando a Central 180. O serviço recebe denúncias contra qualquer tipo de violência de gênero. Os atendentes também oferecem informações e orientações sobre como proceder em situações desse tipo. A ligação é gratuita de qualquer lugar do país e o serviço funciona 24 horas.